16 de setembro de 2003

Preparação do "kit" da asa: nervuras em balsa de 2 mm (perfil eppler 205) recortadas segundo o gabarito traçados com o Tracfoil, chapeamento com balsa 15/10, logarinas em samba 10x5 na raiz da asa e reduzidas para 7x3 na extremidade, bordo de fuga em compensado 15/10. O chapeamento do intradorso é fixado sobre a planta com alfinetes, a logarina do intradorso é colada logo acima, a nervura da raiz da asa é feita em compensado 3mm, ela é colada inclinado segundo gabarito dando o diedro da asa. As outras nervuras são coladas com cola vinílica, um suporte é colocado abaixo da asa para se manter o alinhamento correto durante a secagem.

 

Tracejado segundo a planta e realização dos furos para passagem do tubo guia da baioneta da asa, que necessita grande precisão (1/2mm), a recompensa será um modelo alinhado, sem necessidade de retoques.

 

A asa é mantida contra a fuselagem com uso de pinças, a colagem dos tubos é realizada com cola epoxy rápida. Reforços com as fibras na vertical são colados em ambas as logarinas (intradorso e extradorso). Estes reforços são de compensado de 3 mm na raiz da asa e de balsa no restante.

 

A baioneta da asa é feita de fibra de vidro com 8,5 mm de diâmetro (armação de barraca de camping) o tubo guia é feito de alumínio de 9 mm medidos no interior, achatado para se reduzir a folga entre os dois.
A baioneta traseira é de fibra de carbono de 5 mm (pipas esportivas, varas de pescar) com o tubo guia em latão ou alumínio.


24 de setembro de 2003

 

O aileron é composto por uma logarina de balsa de 10 mm, e de um bordo de fuga de compensado de 1,5 mm, as nervuras neste local são simples triângulos de balsa de 3 mm, inseridos, colados e finalmente, trabalhados para dar forma ao perfil do comando.


25 de setembro de 2003

 

[1]-Lixamento do aileron seguindo a prolongação do perfil da asa. [2]-Frestas das dobradiças feitas com esta ferramenta mágica. [3]-Marcação das aberturas para as dobradiças no lado da asa, e realização das aberturas passando a lâmina pela fenda já feita no aileron.

 

[1]-Criação do perfil da articulação asa-aileron do lado da asa: a mão guia a profundidade e a inclinação da lâmina durante o corte. [2]-Um corte de cada lado e o excesso de madeira sai facilmente. [3]-Acabamento da fenda se faz com uma lixa colada à um lápis ou equivalente.

 

 

[1]-Criação do perfil asa-aileron do lado do aileron: usas-se uma plaina à lâmina de barbear. [2]-Acabamento com lixadeira manual. [3]-O eixo da dobradiça fica rente a superfície do aileron, assim existe uma redução importante de fenda entre a asa e o aileron.

 


26 de setembro de 2003

 

Página [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] seguinte>>

 

Índice | Monografia do Mü13 d2 (em franês)