Preparação das asas


1 de setembro de 2002

Traçado da planta em papel kraft branco, baseado no croqui do modelo.
As 4 logarinas obtidas a partir de 2 varetas de pinho de 30 x 5, ou seja: 15 mm na raiz da asa e 12 mm na sua ponta, o acabamento da logarina é feito com um plaina à lamina de barbear.
Escolha do perfil: Eppler 201, traçado das 29 nervuras é feito graças ao programa Tracfoil. As nervuras são impressas em cartolina e servem de gabarito para o corte.
As 5 primeiras nervuras são feitas em compensado de 3mm, assim como a 9ª e a 11ª que recebem o mecanismo do aerofreio. Todas as outras nervuras são feitas em balsa de 3mm. Eu fiz os entalhes sobre as nervuras progressivamente, somente após fixar a logarina e a chapa de balsa do intradorso sobre a planta.
A baioneta da asa é uma barra de Titânio de 14 mm de diâmetro e de 65 cm de comprimento e com 440 gramas de peso! sobre a qual eu moldei com fibra de carbono e cola epoxy o tubo guia da baioneta para as asas e para a fuselagem, Obrigado Marc ;-)

 

O bordo de fuga no intradorso é feito em compensado de 15/10 mm e a extradorso em balsa de 15/10 mm. O reforço das logarinas é indispensável para se obter uma solidez da asas, para torção e flexão. Este reforço é feito em compensado de 3mm (fibras na vertical) colados de cada lado das lagarinas até a 6ª nervura e em seguida em balsa de 3 mm até a ponta da asa.

 


13 de setembro de 2002

 


22 de setembro de 2002

 

 

As articulações dos ailerons são feitas em tubo de latão soldado com prata em uma placa de ferro, depois recortadas em tiras de 5 mm de largura. O modelo da articulação é inspirado no modelo real, uma pequena lingueta de compensado esconde parcialmete a abertura no intradorso.

 

As placas dos aerofreios são feitas de 2 chapas de compensado de 1 mm coladas com cola epoxy, o mecanismo é realizado em circuito impresso e tubos de latão, para facilitar à montagem com solda de estanho.

 

As asas são equipadas de 4 aerofreios. A montagem deve ser feita com precisão, nenhuma folga é permitida, senão o fechamento será aleatório.

 


5 de outubro de 2002

 


Colagem do bordo de ataque e do acabamento da ponta da asa, retirados de uma prancha de balsa de 10 mm, reduzidos grosseiramente com um estilete


Acabamento com uso de uma plaina à lamina de barbear e com lixadeira manual.

 

15 de outubro de 2002 (Clique para aumentar)

A estrutura está pronta, e vai infelizmente desaparecer sob a entelagem.

 

Página [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ O Vôo ] seguinte>>

 

Índice | Monografia do Bergfalke (em francês)