1 de março de 2003

As nervuras da parte retangular da asa são cortadas e depois lixadas pelo método do "bloco". Para tal é necessário usar uma lixadeira manual. Preste atenção para não danificar as nervuras de compensado da raiz da asa durante o lixamento do bloco, é fácil controlar este processo ao se escutar a mudança de som provocado pelo contato da lixa com o compensado.

 


A este estado da construção a asa é retirada da bancada e ajustada a fuselagem.


7 de março de 2003

A asa é mantida contra a fuselagem por grampos durante a colagem com cola epoxy dos tubos guias das baionetas da asa. As baionetas são feitas em fibra de vidro de 8,5 mm (armação de barraca de camping, comprada em lojas especializadas). Os tubos guias são em alumínio de 10x9 mm, onde o interior é ligeiramente amassado para reduzir a folga. Você poderá usar outros tipos baionetas para a asas, por exemplo, pode ser um compensado de 5 mm e tubos de latão de 6x5, o importante é de se manter os eixos de furação descritos na planta.

 

Os tirantes são feitos em arame de aço 15/10, colados à 2 varetas de balsa dura ou de samba, depois lixadas em forma de gota d'água. A fixação em "Z' no lado da asa, e com um link regulável da lado da fuselagem.

 

16 de março de 2003

Os servos dos ailerons são colados com fita adesiva dupla-face, sobre uma tampa de compensado 15/10. A tampa central da asa dá acesso as conecções dos servos dos ailerons e ao elástico de fixação das asas.

 

Clique para Aumentar

17 de março de 2003

 

Antes de se entelar a fuselagem, é recomendado realizar uma pré centragem, porque o acesso ainda é bom para se efetuar possíveis correções de centragem. Atualmente eu vôo com 180 gr de chumbo + bateria de 220 gr (4 elementos a 1700 mAh)

 

28 de março de 2003

A entelagem é realizada em Solartex branco. A forma não uniforme da fuselagem faz aparecer muitas dobras sobre o filme, não se preocupe! Aplique o filme nos 2 lados da fuselagem, colando-o até os bordos e só depois você pode esticá-lo. O filme é estica sem problemas, em se passando o ferro de entelagem com cuidado sobre o filme, sem tocá-lo, para que ele não cole nas treliças de balsa que simulam barras de aço no planador original, o objetivo é obter um aspecto de tela esticada em moldura de tubos de aço.

 


30 de março de 2003

As asas são igualmente enteladas com solartex. A técnica de entelagem é descrita na página do planador Bergfalke.

 

A fuselagem é pintada usando um rolo de pintura, tinta vermelha acetinada, 3 camadas delicadamente lixadas com lixa d'água entre cada demão. A asas e empenagens são pintadas com spray. As decorações na cor marrom são feitas com tinta da Humbrol, assim como as imatriculações em preto.

Clique sobre as fotos para aumentar

8 de abril de 2003

 Ainda mais detalhes

 

 

Página [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ O Vôoseguinte>>

 

Índice | Monografia do Doppelraab (em francês)